4 found
Order:
  1.  1
    Para uma história-memória através de Ortega y Gasset.António Horta Fernandes - 2005 - Cultura:49-62.
    Com este artigo pretende-se argumentar pela possibilidade de uma escrita historiográfica em instância memorial, fazendo valer argumentos já esgrimidos por Ortega y Gasset, agora revistos criticamente desde uma base pragmatista. Pretende-se igualmente dar uma primeira resposta ao problema da relação de prioridade entre a história e a vida, mostrando que a vida tem desde logo um sentido historial.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Ortega e o problema da verdade: Variaçóes pragmatistas em torno ao raciovitalismo.António Horta Fernandes - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (1):151 - 166.
    Partindo de uma posição rortiana, o presente artigo pretende mostrar até que ponto o conceito de verdade em Ortega y Gasset, apesar do seu perspectivismo e da defesa do raciovitalismo como razão histórica, está preso, em última análise, a uma perspectiva representacionista e a um conceito forte de verdade. O pensamento de Ortega sobre o conceito de verdade é travejado por muitas asserções afins ao pragmatismo. As consequências do seu pensamento têm uma clara incidência pragmatista, não obstante o desenvolvimento intencional (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Alexandre Franco de Sá, Metamorfose do Poder. Prolegómenos schmittianos a toda a sociedade futura, Coimbra, Ariane, 2004, pp. 200. [REVIEW]António Horta Fernandes - 2005 - Cultura:245-248.
    A recente obra de Alexandre Franco de Sá (doravante AFS), recolhendo no essencial e após revisão, um conjunto de comunicações que o autor em boa hora publica, refere uma cerrada e notável argumentação em torno à operatividade contemporânea da filosofia política de Carl Schmitt. O presente trabalho ganha ainda mais ao ser complementado com a leitura do artigo publicado por AFS na Revista Portuguesa de Filosofia, fascículo 1 de 2003, intitulado "Do decisionismo à teologia política: Carl Schmitt...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Montserrat Herrero, La Política Revolucionaria de John Locke, Madrid: Tecnos, 2015, 239 pp. ISBN: 978­‑84­‑309­‑6664­‑6. [REVIEW]António Horta Fernandes - 2017 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):401-408.